segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Produzindo texto a partir do jornal


Desde o início do ano, a professora Tânia Maria Loz da Rosa, de Língua Portuguesa, vem desenvolvendo atividades com textos da cronista Martha Medeiros, com os alunos dos 7ºs e 8º anos.
A partir do texto “Eme”, publicado em Zero Hora, no dia 03 de agosto de 2014, a professora planejou uma sequência de exercícios para desenvolver a produção de texto. Primeiramente o texto foi repassado aos alunos, lido e discutido com todos, sendo que na “tempestade de ideias” os alunos socializaram em suas turmas peculiaridades sobre os seus nomes. Como atividade extraclasse todos pesquisaram sobre os seus nomes: conversaram com os pais, os que não sabiam descobriram a origem, pesquisaram na Internet o significado, no dicionário pesquisaram palavras iniciadas com a letra do seu nome (comidas, lugares, sentimentos, pessoas famosas...). Com as pesquisas em mãos, os educandos organizaram o seu texto e posteriormente foram para o Laboratório de Informática digitar, formatar e criar uma imagem com a letra do seu nome, que passou a ser o título do texto. Depois de prontos os trabalhos, utilizando o multimídia, os textos foram projetados para que todos pudessem observar o resultado aos colegas. O resultado foi excelente, como podemos perceber pela produção do aluno V. L.L.S. do 8° ano:



Vamos começar, primeiro que a letra vê é a primeira do meu nome e vigésima terceira do alfabeto. Com essa letra podemos observar várias coisas essenciais e importantes para a vida, como a valentia para não ser inseguro, a vitória que deu significado ao meu nome, variar (mudar) para não ter a velha rotina de sempre, vencer em seus desafios, vibrar por coisas boas e outras palavras também bem significativas.
Mudando de assunto, mas nem tanto, quem nunca fez a velha vaquinha para juntar dinheiro para o lanche com os amigos, isso é quase essencial na adolescência, todos já fizeram. Esses vídeos (virais) que vão e vêm e perseguem a atenção das pessoas.
Vamos falar de cores com essa letra, marcantes, como o vermelho a cor quente chamativa, cor do verão, do morango, que por sinal é uma fruta que eu gosto muito, pode se dizer até do “amor”, ou o verde cor viva, da natureza.
Voar é um sonho meu, viajar por lugares imensos como Vênus, é um sonho meio estranho, mas é meu.
Também existem coisas muito ruins com minha letra: vagabundagem é um vacilo, vaidade excessiva é mal, veneno humano de pessoas más, vícios assassinos, vingança, violência e ser vulgar. Mas, uma vantagem dessa letra é que com ela começa a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário